Bar Mitzvá | Dicas para realizar a celebração

Bar Mitzvá | Dicas para realizar a celebração

O Bar Mitzvá é uma celebração judaica, que marca uma passagem na vida dos jovens. Segundo a tradição, ao completar 13 anos o jovem atinge a maioridade religiosa. Com isso, já é considerado responsável pelos atos de acordo com a lei judaica.

Como acontece a cerimônia de Bar Mitzvá?

As tradições em torno da cerimônia de Bar Mitzvá possuem muitas variações. Mas, originalmente, é comemorado na sinagoga, numa quinta-feira ao nascer do sol.  Perante a comunidade judaica, o jovem lê a primeira parte do Perashá (porção semanal da Torá) e o restante será lido no Sabath (sábado). A leitura da Torá é considerada uma dádiva espiritual que só é atingida aos 13 anos. Outro marco dessa celebração é o Tefilin e o Talit, que o jovem passa a usar a partir dessa data.

bar-mitzvah

Festa de Bar-Mitzvá | Dicas para realizar

Depois da cerimônia, o Bar Mitzvá é comemorado com uma festa, na qual normalmente se reúne os familiares e amigos. A festa de Bar Mitzvá é repleta de significados para os judeus, por isso, é importante dar atenção a cada detalhe. Normalmente, é uma celebração planejada por um bom tempo, visto a sua importância. Separamos algumas dicas para realizá-la:

Estilo da festa

O estilo da festa vai depender do gosto de cada família. A decoração Bar Mitzvá deve ser feita com riqueza de detalhes. Uma dica é colocar elementos que representem a passagem do jovem para a vida adulta.

Local do Bar Mitzvá

fazer-bar-mitzva

Como a cerimônia e a comemoração do Bar Mitzvá sofreram variações com o passar do tempo, o ritual não precisa necessariamente acontecer numa sinagoga. Nós, por exemplo, indicamos dois locais que recebem esse tipo de festa: o Le Rêve Club (imagem acima) recebe muitos estilos de festas, inclusive o Bar Mitzvá. Esse espaço conta com capacidade para 800 pessoas e disponibiliza serviços de Buffet, sendo uma ótima sugestão para quem quer realizar uma festa estilo balada. Outro local que recebe festa de Bar Mitzvá é o Espaço Gourmet Hebraica (imagem abaixo) que possui capacidade para 70 pessoas e um espaço interessante para uma festa mais reservada e informal. É necessário reservar o local com antecedência.

Comes e bebes

festa-bar-mitzva

A família pode optar por um buffet Bar Mitzvá mais tradicional e também oferecer uma mesa de frios para os convidados, além de vinho e champanhe para os adultos. Contratar um serviço de bartender pode ser uma boa ideia e será uma atração a mais para a garotada.

Já pensou em como preparar o Bar Mitzvá do seu filho (a)? Conte para gente!

Fonte: Cultura Hebraica.
Imagem: Hebraica.org

                 

Equipe Buscaespaço  -


1