Casamento sustentável | Ideias e dicas

Casamento sustentável | Ideias e dicas

Para de fato cuidar do planeta e preservar a natureza, é preciso encontrar maneiras de ser sofisticado usando a premissa de sustentabilidade. É por isso, que muitos casamentos começaram a adotar essa estética, que além de super saudável para o meio ambiente, garante detalhes de beleza incrível para a cerimônia. Quer saber como fazer casamento sustentável? Vem ver algumas dicas e ideias!

Tendência: Casamento sustentável

É dever de cada cidadão cuidar de toda a generosidade que a natureza reservou para nós. Isso significa mudar as atitudes em casa e na vida. A tendência é levar a sustentabilidade até mesmo para as festas, usando e abusando da grandiosidade da natureza de forma chique e elegante. Festas infantis estão dando show de sustentabilidade, veja nosso post! Mas o casamento sustentável vem ganhando destaque ficando cada vez mais charmoso com tantas ideias românticas.

Onde fazer casamento sustentável

A escolha do local para casamento sustentável, é sem dúvidas, uma das mais importantes. Afinal, é importante que o espaço tenho toda a estrutura necessária e ecologicamente correta. Com tudo o que você precisa disponível, evitamos a utilização de materiais não recicláveis, instalações provisórias e muitos transportes, que impactam no meio ambiente.

casamento-sustentavel-ao-ar-livre

Horário

Parece bobagem, mas para fazer casamento sustentável de verdade, o horário é importante. Isto, porque as festas durante a noite consomem muito mais energia elétrica. Podemos evitar esse tipo de consumo, fazendo casamento durante o dia e ao ar livre, para aproveitar a luz do sol e garantir brilho natural para a cerimônia.

Mas festa a noite também é gostoso, certo? Pra quem não abre mão do horário, a dica é usar e abusar das velas. Além de serem lindas na decoração, podem substituir a luz elétrica em vários ambientes.

Convites sem desperdício

Já parou para pensar que por mais lindo que seja o convite, seu destino é sempre o lixo? Isso, porque na maioria das vezes são feitos de papel e são pouco resistentes ou possuem alguma utilidade. A ideia, para quem prefere convites tradicionais é usar papel reciclável ou semente. Mas você pode ser criativo e usar outros materiais que podem ser aproveitados depois, como o envelope de tecido.

casamento-sustentavel-convite

Flores plantadas

Já que estamos falando de preservar a natureza, nada de colher as flores para montar arranjos. A ideia é que as plantas permaneçam na terra e decorem o casamento sustentável com vasos de todos os tamanhos para se adequar a cada espaço da festa.

Buffet sustentável

O cardápio da festa também não pode ficar de fora da sustentabilidade. Ofereça sempre que possível, especialidades locais e sazonais, evitando a importação e ainda colaborando, prestigiando a cultura nacional. Prefira comidinhas orgânicas e pratos caseiros, refinados pelo sabor dos temperos.

casamento-sustentavel-organicos

Ideia de lembrancinha para casamento: flores e sementes

Faça um exercício mental: toda vez que escolher algum objeto, imagine por quanto tempo ele pode ser utilizado e qual será o seu fim após a “validade”. Por isso, a ideia é presentear os convidados com mudas de flores, plantas e até temperos, ou sementes, proporcionando a experiência de plantá-las.

casamento-sustentavel-lembrancinhas

Super legal, não é mesmo? Pratique a sustentabilidade! Faça casamento sustentável.

Imagens: maisdicasdecasamento, casabaunilha, revistadonna.

fazenda-montanhas-do-japi fazenda-vassoural oca-tupiniquim

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1