Como calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa

Como calcular a quantidade de comida e bebida para uma festa

Chegou a hora de organizar a festa. Você decidiu qual será o tema ou as cores da decoração, lista de convidados, local e até o que será servido. Mas e a quantidade? Você já parou para pensar o quanto pode ser servido para cada convidado para que não falte ou sobre muitos alimentos e bebidas?

Independente do número de convidados ou do estilo da festa, a sobra ou falta de alimentos e bebidas é um drama para todas as pessoas, afinal nenhum anfitrião quer passar o aperto de deixar convidados sem  serem servidos a vontade ou mesmo desperdiçar muita coisa no final.

Para tentar fugir dessa “saia justa”, nós do Buscaespaço resolvemos conversar com o chef executivo Erick Domenico, do Buffet Colonial, para apresentar algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

 

Atente-se a lista de convidados

calcular-quantidade-de-comida-e-bebida-para-festa

Na hora de fazer a lista de convidados, é necessário ter muita atenção não só na quantidade de pessoas que serão convidadas, mas também qual o perfil e a faixa etária de cada uma delas. “A quantidade de comida ou bebida consumida depende de cada público, se eu preparar um jantar e não pensar num cardápio diferenciado para as crianças, por exemplo, elas comerão pouco. Se eu preparar um cardápio infantil e esquecer dos adultos o mesmo acontecerá”, ressalta o chef.

 

Então, o ideal é sempre fazer listas de convidados separadas: crianças, adultos e jovens. Segundo o chef Domenico os jovens, assim como as crianças também merecem cardápio diferenciado. “Os jovens saíram da fase do algodão doce e pipoca, mas ainda não querem encarar jantares ou comidas mais formais, por isso é importante pensar num cardápio que contemple mini hambúrgueres e pizzas”, ressalta.

 

Feito isso, chegou o momento de pensar naquele sobrinho que sempre leva o amigo, ou no namorado novo daquela outra sobrinha, para esses casos o mais indicado é sempre aumentar 10% na quantidade total de comida e bebida estimada.  

 

Quantidade de comida e bebida em festa COM bebidas alcoólicas x Festas SEM bebidas alcoólicas

quantidade-de-bebibda-e-comida-para-uma-festa

Outro ponto que interfere na hora de organizar e calcular a quantidade de comida para cada pessoa é o perfil dos convidados. Eles consomem bebida alcoólica? Se a resposta foi sim, a tendência é que eles comam menos do que as pessoas que bebem apenas refrigerante ou suco.  Vejamos a seguir, como ficaria isso num churrasco.

 

Quantidade de churrasco por pessoa

Segundo o chef Domenico, se você fizer um churrasco sem outros pratos, o mais indicado é calcular 200 gramas de carne por pessoa, se você acrescentar um risoto, arroz branco ou outros acompanhamentos você diminui isso para 120 gramas, caso tenha bebida alcoólica e 150 gramas caso as bebidas sejam apenas refrigerante ou suco.

 

Salgadinhos

QUANTIDADE-DE-COMIDA-E-BEBIDA-2

Os salgadinhos têm uma particularidade e facilidade de consumo muito interessante. “Eles são menos formais, enquanto as pessoas conversam, elas podem pegar uma coxinha e comer sem problemas”, argumenta o chef.

 

Por conta dessa praticidade, calcular a quantidade de salgadinhos acaba sendo um pouco mais difícil, porque depende do tamanho de cada um. Mas, o recomendável  é separar de 4 a 5 unidades  por pessoa.

 

Segundo o chef, os salgadinhos brasileiros são mais pesados que os convencionais, por isso, caso a festa tenha churrasco, bolo e outros petiscos essa quantidade é a ideal.

 

Bebidas 

A bebida alcoólica traz um nível de saciedade maior, já a não alcoólica seja ela água refrigerante ou suco desperta a vontade de comer coisas salgadas, para contrabalancear o doce.

 

Por isso, o recomendável é servir de 400 a 600 ml de refrigerante por pessoa.  Já as bebidas alcoólicas dependem do tipo de cada bebida. Vejamos:

 

  •         Cerveja: uma garrafa grande por pessoa
  •         Vinho: uma garrafa para três pessoas
  •         Champanhe: uma garrafa para duas ou três pessoas

 

Descartáveis

Controlar o descartável é sempre muito complicado, mas o recomendável é calcular 3 copos e 2 ou 3 pratos para cada convidado.

 

Embora possa parecer trabalhoso, muitos brasileiros ainda optam por organizar a própria festa a fazê-la em Buffet. “Para o brasileiro cozinhar é um ato de amor, demonstração de carinho e afeto, e até que isso seja mudado, muitos continuarão a cozinhar para os parentes e amigos mais queridos”, afirma o chef Domenico.

 

Agora que você já sabe como organizar a quantidade de comida e bebida de cada convidado, que tal aprender 5 dicas para fazer da sua festa o maior sucesso? Dá uma olhada nessa matéria.

 

festa

                 

  -

Deixe um comentário


1