Convite de casamento: como escolher o modelo perfeito

Convite de casamento: como escolher o modelo perfeito

Como o passar dos anos, a vida é marcada por encerramentos e início de novos ciclos. Não há duvidas que alguns eventos mereçam ser divididos com pessoas que nos rodeiam e comemorados para que fiquem marcados na memória.

Estes ciclos são datas importantes como nascimentos, aniversários de 15 anos, formaturas e o casamentos. Afinal, a união entre duas pessoas e a passagem da vida de solteiro para o início da construção de uma família é certamente o ponto ápice da vida adulta.

Por isso, independente do tamanho da festa, da quantidade de convidados ou do glamour do evento, no casamento o que realmente importa é que todos os preparativos, inclusive o convite de casamento transmita a personalidade do casal.

Ainda que todo o planejamento comece meses, ou até anos antes, o momento em que o convite é entregue aos convidados é um marco muito especial. É neste instante que a união começa a existir oficialmente e o evento torna-se uma realidade.

Portanto, é muito importante que o convite de casamento seja escolhido com muito cuidado e dedicação, sempre tendo em mente que ele deve transmitir a energia que o casal espera da festa e oferecer aos convidados uma prévia do que será o evento.

 

O que os noivos devem levar em consideração na hora de escolher o convite de casamento?

 

O convite de casamento é um item que merece muita atenção, pois, além de ser o meio formal de convidar as pessoas, ele diz muito sobre como será o grande dia!

Por isso, é importante definir o estilo da festa, as cores e uma ideia inicial da decoração antes de escolher o convite de casamento. Se a festa for clássica, o convite deve seguir a mesma linha, assim os convidados se preparam para a festa, inclusive no tipo de traje que irão vestir.

Segundo Julius Ohta, proprietário e designer da Pinguim Tá com  Frio, a área de convite de casamento tem ficado cada vez mais ampla. “Hoje é possível acrescentar ao convite mini-cards com informações adicionais, folhas avulsas com mapas ou cartas para convidados especiais. Além de combinar este item com outros da festa, como menus, marcadores de mesa, estojinhos com lenço, mini-tags todos seguindo o mesmo padrão”, ressalta Ohta.

Para Eva Bomfim – designer e proprietária do Atelier Papélicas, o tamanho, tipo de papel e sua gramatura, bem como tipo de impressão e acabamentos também refletem no impacto que o convite causará aos convidados e, por isso devem ser levados em consideração.

No entanto, é importante que além dos noivos pensarem nos itens já citados acima, eles também se preocupem com: estilo, cores, formas e texturas. Vejamos a seguir:

  • Estilo: é o item que vai determinar toda a identidade do convite. Seja moderno, contemporâneo, clássico ou vintage o estilo estará presente principalmente na arte, mas que também se refletirá no modelo de convite. Uma arte clássica em um convite moderno pode ser conflitante, por isso, é importante escolher todos os itens dentro do mesmo estilo.

convite-de-casamento-3

  •  Cores: quais as cores predominantes na decoração e roupas? Caso tenha uma cor que marque a vida do casal, use! De dia, tons pastéis caem bem, afinal a temperatura é mais amena e o clima é mais calmo. À tarde, tons mais fortes combinam melhor, até pelo por do sol que é bastante intenso. À noite combina com tons mais sóbrios.

Já no inverno, o ideal são cores mais acinzentadas, as cores mais vivas ficam melhores no verão.

 O exemplo abaixo apresenta uma papelaria baseada no convite amarelo, indicando que o casamento será diurno.

convite-de-casamento-2

  • Formas: aqui vale um truque, formatos menores se encaixam melhor com eventos mais íntimos, como em casa ou no restaurante. Formatos maiores ficam melhores em eventos mais grandiosos.

No exemplo abaixo, apresentamos a papelaria baseada no convite Vanilla Max que tem formato 19,5 x 19,5 cm.

convite-de-casamento-1

  • Textura: a textura pode ser tanto tátil quanto visual. Ambientes noturnos e modernos combinam com brilhos, já eventos de manhã combinam com texturas fosca, e final de tarde, texturas mais intensas.

No exemplo abaixo, a papelaria foi baseada no convite Alpino, com envelope em papel Relux Pérola Negra que é escuro e brilhante. Ao adicionar um detalhe em papel Kraft (marrom) com acabamento em fio de palha, foi adicionado um toque rústico. A arte reforça que será um evento moderno.

“Apenas com os elementos citados nos convites acima, já é possível oferecer uma ideia de como será o evento”, afirma Luciane Ohta, responsável pelo administrativo e atendimento ao cliente, da Pinguim Tá com Frio.

convite-de-casamento

Tamanho do convite de casamento

Um bom tamanho de convite de casamento é aquele calculado para ter o melhor aproveitamento do papel. Afinal, um convite grande com pouca informação ou um convite pequeno com muita informação, passará a impressão de que sua festa não foi bem planejada.

Por isso, caso você esteja se baseando num convite tradicional, o modelo retangular de formato horizontal é o que você procura. Mas, no mercado existem outros tamanhos como: horizontal retangular: 16×22 cm, 18×25 cm, 20×28 cm. Já os convites verticais retangulares são oferecidos nos tamanhos: 15×21 cm e 17×24 cm. É possível também encontrar convites quadrados: 20×20 cm e 24×24 cm.

 

Convite de casamento para cada tipo de festa

O interessante das festas de casamento é que elas se renovam e trazem consigo a renovação de todos os outros preparativos do evento. Se você optar, por exemplo, por casar numa fazenda o convite deve conter elementos que diga aos convidados que a festa será no estilo rústico.

Para Eva Bomfim – designer e proprietária do Atelier Papélicas, essa pratica além de ajudar os convidados a se prepararem para o evento, deixará todos os preparativos do seu casamento ainda mais harmonioso. Vejamos a seguir modelos de convites de casamento para os diferentes estilos de festas.

  • Casamentos diurnos

Para casamentos diurnos, o ideal é usar convites com tons pastéis, estampas florais ou detalhes divertidos. O convite geralmente pode ser mais leve e descontraído.

convite-de-casamento-5

  • Casamentos noturnos

Se você vai se casar a noite, pense em convites mais sofisticados. Opte por usar impressões em alto relevo, papéis nobres e tons metálicos e escuros para combinar com o clima.

convite-de-casamento-4

  • Casamentos ao ar livre

Para casamentos no campo ou na praia, geralmente não se utiliza muito brilho na decoração, mas sim elementos da natureza que são lembrados em adereços, como conchas, flores ou folhas.

convite-de-casamento-6

Segundo Eva Bomfim, alguns convites de casamento, como o vintage pode ser usado tanto em festas diurnas como noturnas.

convite-de-casamento-7

O que escrever no convite de casamento?

O convite de casamento tem duas funções que são muito importantes para os convidados, a primeira é de transmitir a importância do evento e o estilo da cerimônia e recepção; o segundo é de levar informações básicas, como: quem convida, a data, o horário e o endereço.

No entanto, os noivos devem tomar cuidado ao colocar salmos, homenagens e frases para que estes não prejudiquem as demais informações. “O excesso de informação prejudica não apenas o visual, mas principalmente a compreensão”, Ohta.

 

Quando produzir e entregar o convite?

Quando se trata de convites, sejam eles de casamento ou qualquer outro tipo de evento, é importante calcular junto com a empresa escolhida o prazo que levará desde o fechamento a entrega.

Geralmente, tanto os ateliês, que fazem todo o trabalho de design, como as empresas mais tradicionais levam em média de 30 a 60 dias, desde o fechamento de contrato, aprovação de design, cores, escolha da fonte e entrega.

Por isso, levando em consideração todos os ajustes que ainda serão realizados antes do convite ir para a fase de produção, o ideal é que os noivos entrem em contato no prazo de 4 a 6 meses antes da data do casamento.

Já para a entrega dos convites, é importante analisar alguns fatores: pessoas de outros países ou estados serão convidadas? Os noivos contarão com a ajuda de algum familiar ou amigo para preparar e planejar os preparativos do grande dia? Se suas respostas foram “sim”, atende-se aos prazos!

  • Para convidados que ajudarão nos preparativos do casamento, como pais e padrinhos o ideal avisar a data, mesmo que de forma informal, cerca de 6 meses de antecedência.
  • Para convidados locais a entrega pode começar com 3 meses e encerrar com 1 mês de antecedência da data da cerimônia.
  •  Para convidados de outros países ou estados o ideal é que o envio do convite aconteça com antecedência de 3 a 6 meses, para garantir tempo para reserva de passagens e hospedagem.

 

Cheklist

  •  Planeje com antecedência.
  • Dê uma atenção especial à definição de estilo, cor, forma e textura antes de procurar o convite. Essas definições ajudarão na escolha do local, roupas e decoração.
  • Escolha o modelo de acordo com o estilo de cerimônia e/ou festa.
  • Utilize detalhes que representam a personalidade do casal.
  • Defina os itens de papelaria que vai precisar e encomende todos no mesmo lugar.
  • Faça a lista de convidados antes de encomendar os convites.
  • Reserve o convite para informações básicas. Salmos e frases são importantes, mas sem exageros, siga o lema: “less is more”.
  • Escolha com cuidado o texto e as informações que serão impressas no convite e revise-as com atenção.
  • Encomende sempre uma quantidade maior de convites. O recomendável é encomendar no mínimo 10 convites a mais.

 

 

Agora que você já sabe como escolher o convite de casamento ideal, que tal dar uma olhadinha em outros artigos que separamos especialmente para você?

Casamento

                 

  -

Deixe um comentário


1