Cores para casamento | Dicas décor

Cores para casamento | Dicas décor

Decidir a identidade da cerimônia e festa de casamento é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes da organização do casório. Principalmente porque ela deve ser a base de toda a decoração, aparecendo desde o pré-casamento até o pós. Desde o convite, festa e até no cartão de agradecimento depois. Na identidade, as cores fazem toda a diferença para o grande dia, trazem significados, energias e sensações para compartilhar com os convidados. Por isso, trouxemos dicas, inspirações e alguns significados para você escolher as melhores cores para casamento. Vamos lá?

Personalidade e amor com cores para casamento

Às vezes escolher a cor de destaque para esse dia pode ser muito simples, basta ter uma cor preferida. Mas é importante definir as cores para casamento que agradam o casal e representem sentimento, a história dos dois ou simplesmente transmitam as sensações que desejam para a comemoração. Vocês podem optar por uma paleta monocromática e variar os tons de uma única cor ou apostar em combinações incríveis.

Use o círculo cromático!

Para definir as combinações de cores para casamento, a dica é utilizar o círculo cromático. Ele é uma ferramenta simples e muito utilizada por decoradores. Geralmente, as cores análogas são as mais fáceis de combinar, porque trata-se da variação de pigmentos próximos.

cores-para-casamento-circulo-cromatico

Significado das cores para casamento

Para quem não sabe, as cores são capazes de influenciar diretamente no humor dos convidados, justamente influenciar sensações. Por isso, tenha muito cuidado com a escolha e se atente aos significados que trazem mais sentimentos bons para comemorar.

  • Amarelo: alegria e criatividade. É uma ótima opção para quem quer uma festa desinibida com a pista cheia o tempo todo. O amarelo sugere despreocupação.
  • Azul: respeito e tranquilidade. Para quem quer uma festa calma, mas muito feliz, com beleza delicada.
  • Laranja: confiança e alegria. Proporciona conforto e, por isso, é indicado para casamentos grandes com muito convidados.
  • Lilás: em casamentos transmite pureza e sinceridade e é também associada à inspiração e intuição emocional.
  • Rosa: leveza e luminosidade. Pode ser considerada a cor oficial do amor e proporciona ambiente romântico e intimista.
  • Verde: harmonia e confiança. Traz energia e bem-estar, o que pode garantir o sucesso da decoração de casamento.
  • Vermelho: força. O vermelho possui presença única, é estimulante e super enérgico. Ótimo para quem quer criar uma atmosfera envolvente e apaixonante nas cerimônias.
  • Violeta: intimista. Tons de roxo escuro e púrpura são indicados para casamento pequenos, por aproximar os convidados com aconchego.

Paletas de cores para casamento

Algumas combinações de cores para casamento fazem sucesso por aí e dificilmente saem de moda, por unir beleza, delicadeza e intensidade de forma única. Veja 5 paletas de cores para casamento e inspire-se, elas podem ser o empurrãozinho que faltava para a decisão.

1) Azul Tiffany

O azul Tiffany é praticamente o coringa das cores para casamento. Ele é alegre, romântico, sofisticado e combina com festas durante o dia ou à noite. Mas a melhor parte é que você pode usar e abusar de outros pigmentos para a combinação. Esse azul fica ótimo com branco, dourado, prata, bordô, amarelo e até rosa. Faça o teste!

cores-para-casamento-azul-tiffany

2) Laranja, amarelo e vermelho

Cores quentes são ideais para casamentos no verão ou primavera, estações que mais combinam com esses tons alegres e vivos. Casamentos ao ar livre ganham brilho especial com essa paleta, então aproveite para usar flores do campo, que trazem esse colorido feliz.

cores-para-casamento-vermelhor-amarelo-e-laranja

3) Roxo e amarelo

Roxo e amarelo são cores completares que estão dando o que falar na decoração de casamento. É como deixar tudo muito elegante com o roxo, sem dispensar a energia do amarelo. O equilíbrio é perfeito.

cores-para-casamento-roxo-e-amarelo

4) Rosa e azul

Uma combinação cheia de simbologia com toda a ternura, romantismo e pureza do rosa, harmonia, tranquilidade e serenidade do azul. Todo mundo deseja tudo isso para o casamento, né? A paleta é colorida e ao mesmo tempo delicada.

cores-para-casamento-azul-e-rosa

5) Dourado e rosa

Paleta sofisticada! O dourado voltou para as decorações de festa com força total e aliado ao rosa o resultado é muito luxuoso. Essas cores dão mix de tradição e modernidade para o casamento. Combinação ótima para casamentos noturnos.

cores-para-casamento-rosa-e-dourado

Dicas para escolher as cores

Se ainda restam dúvidas ou falta inspiração. Fique de olho nas dicas para chegar a um consenso e escolher as cores para casamento que agrade o casal.

  • Comecem com uma cor base, para depois decidir se usarão a paleta monocromática ou combinações.
  • Use outras referências como inspiração: cor Pantone do ano, estação do ano, catálogos e até festividades.
  • Se você já tem uma cor preferida, combine tons neutros.
  • Abuse dos tons pastéis para aproveitar várias cores.

Aproveite as dicas para deixar o seu casamento lindo e cheio de energia boa através das cores. E atente-se ao espaço aonde será a festa para escolher cores que agreguem e combinem com o local.

Se ainda não escolheu o espaço, espie nosso site e encontre aqui a melhor opção para você!

Imagens: morar, donadica, blogdocasamento, aslembrancinhasdecasamento, pinterest, lovetheschultzes, sonharecasar.

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1