Empreendedorismo em Buffet e Plano de negócios

Empreendedorismo em Buffet e Plano de negócios

Empreendedorismo em buffet é um dos melhores caminhos para quem tem ideias em mente, vontade de administrar o próprio negócio e adora ter motivos para festejar. Para quem quer ter um buffet ou espaço para eventos, o primeiro passo é construir um plano de negócios. E quem já tem um negócio e quer repaginá-lo, também deve conferir dicas e ideias do plano para reformular e melhorar sempre mais. Trouxemos algumas dicas com base nos materiais do Sebrae, não perca!

Plano de negócios para buffet

Para abrir qualquer tipo de empresa, é imprescindível elaborar o plano de negócios. Ele relaciona tudo o que você vai investir com as metas que pretende atingir. Dessa forma, é possível prevenir prejuízos e diminuir as incertezas. Como dizem por aí, em negócios “quem falha em planejar, planeja falhar” e o empreendedorismo em buffet se encaixa nisso. O mesmo vale para quem já abriu o espaço e quer aumentar o crescimento, o caminho é sempre planejar e estar em sintonia com os acontecimentos socioeconômicos do país.

empreendedorismo-buffet-planejamento

O que não pode faltar no plano de negócios para buffet

Lógica e metodologia precisam estar unidas no empreendedorismo em buffet. Principalmente na construção desse documento, que será a base da empresa. Você deve acrescentar todas as informações que julgar importante, pois cada buffet tem suas propriedades e, assim, os detalhes vão mudando. Inspire-se nas ideias do plano de negócio e encontre várias maneiras de melhoras o seu negócio.

Sumário executivo

O nome sumário, nesse caso, sugere apenas uma forma de organização do empreendedorismo buffet, diferente dos sumários encontrados em outros documentos. Nessa primeira etapa, você deve resumir a empresa, discutir a forma jurídica, missão, valores, atividades, capital de giro, dados de todos os sócios envolvidos, produtos/serviços, localização, quem são os possíveis clientes e o lucro almejado.

empreendedorismo-buffet-sumario-executivo

Análise de mercado

Na análise de mercado, será feita uma coleta de dados, afim de atender as necessidades dos clientes. Você pode começar fazendo perguntas simples sobre o seu espaço/negócio:

  • O preço é conveniente?
  • Porque compraria?
  • Quem são os concorrentes?
  • Qual o diferencial para os clientes?

Responda as perguntas e crie uma tabela para comparar os serviços e produtos oferecidos.

empreendedorismo-buffet-analise-de-mercado

Plano de Markting

Nessa parte são decididas todas as formas de divulgar o buffet ou espaço para eventos. É preciso discutir como quer que o negócio fique conhecido, por isso, não deixe de investir no meio online, que além de criativo, possui o melhor custo benefício, aproximando o buffet do seu público alvo com facilidade e rapidez.

Tão importante quanto ter o próprio site é divulgar o negócio na rede. Hoje em dia além do Google existem ferramentas tão ou mais eficientes, já focadas no segmento, onde os clientes o encontrarão de forma mais direta e filtrada.

empreendedorismo-buffet-marketing

Plano Operacional

O plano operacional descreve a forma física e prática do buffet. E poder ser a melhor forma de visualizar o espaço como todo e aproveitar para reformar e melhorar sempre. Se possível, conte com a ajuda de um profissional que o auxilie na distribuição de móveis, balcões, etc, para utilizar o máximo do ambiente e deixá-lo confortável para receber os clientes.

Plano financeiro

Para chegar ao lucro que deseja, planejar o faturamento é fundamental. Logo, nessa parte, faça do excel verdadeiro escudo. Crie planilhas para os gastos fixos, gastos variáveis e o fluxo de caixa. Assim você pode investir onde mais precisa e poupar gastos desnecessários. Não se esqueça de calcular a depreciação dos bens como móveis, itens eletrônicos, itens de cozinha, pintura, etc, que de tempos em tempos deverão ser substituídos ou reformados.

empreendedorismo-buffet-financeiro

Plano jurídico e tributário

Quem já tem o buffet funcionando, sabe que é preciso estar de acordo com vários registros e impostos. Logo, o plano jurídico deve ser atualizado sempre, ajudando a manter o buffet regularizado.

Se você quer saber mais sobre o empreendimento em buffet, conte com a ajuda do manual Comece Certo Buffet, do Sebrae. E para elaborar um plano completo, veja explicações detalhadas neste outro artigo do Sebrae sobre Como elaborar um plano de negócios.

Para saber mais informações como essas, não deixe de acompanhar o nosso blog!

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1