4 Dicas essenciais de etiqueta em evento corporativo

4 Dicas essenciais de etiqueta em evento corporativo

Frequentamos vários tipos de comemorações empresariais e cada uma delas exige de nós uma postura diferenciada. A etiqueta em evento corporativo também é essencial e não deve ser ignorada. Confira nossas dicas:

Esteja bem informado

Você sabe qual é a finalidade do evento corporativo para o qual foi convidado? É importante estar sempre muito bem informado e principalmente saber que tipo de evento corporativo foi proposto. Isso agrega vários pontos positivos e ajuda a saber quais atitudes tomar para manter a etiqueta. Nada mais elegante que a sabedoria.

Procure saber mais sobre o tema a ser discutido e também informações sobre os participantes do evento. Caso seja solicitado, você saberá o que dizer e evitará constrangimentos.

etiqueta-em-evento-corporativo

Boa aparência

A etiqueta em evento corporativo não se restringe apenas ao básico, como desligar o celular – ou colocá-lo no silencioso – e saber dialogar bem. É fundamental que sua aparência esteja condizente com o acontecimento, evitando possíveis desconfortos.

Uma dificuldade que pode ser encontrada é o tipo de roupa a ser utilizada. Caso seja uma reunião ou almoço de negócios o traje social do dia-a-dia pode ser a melhor opção, em jantares talvez um pouco mais de formalidade venha a ser exigida, mas em confraternizações entre colaboradores, a roupa pode ser mais descontraída. Tudo vai depender da cultura empresarial, já que existem muitas empresas que adotam um estilo mais informal, o que possibilita aos colaboradores usar roupas mais casuais.

evento-corporativo-etiqueta

Não dispense a apresentação

Dar início a uma conversa pode ser difícil, principalmente quando você está entre desconhecidos. Comece se apresentando, diga como se chama e para evitar gafes como esquecer o nome de alguém, crie o hábito de repetir o nome da pessoa durante a conversa. Procure trocar informações relevantes sobre a empresa e trocar cartões. Lembre-se que o networking em eventos corporativos é fundamental. Nós já trouxemos algumas dicas para quebrar o gelo aqui.

etiqueta-em-evento-corporativo-networking

Saber ouvir também é essencial. Demonstre interesse no que os outros têm a dizer, afinal, ninguém está ali passando tempo. Lembre-se sempre de esperar sua hora de falar, pois querer ser o centro das atenções passa a impressão de que você se sente melhor ou mais importante que os outros presentes, além de ser bem chato. Não esqueça do aperto de mão: demonstra segurança.

A pontualidade é um ponto chave

Ser pontual é imprescindível para manter a etiqueta nos eventos empresariais, sendo você o anfitrião ou não.

Quando for o anfitrião vale chegar 10 ou 15 minutos antes para se preparar e afastar o nervosismo. De qualquer forma, comece no horário marcado, assim evita encorajar os atrasados a repetirem esse comportamento em outra ocasião.

Se você não é o organizador e irá atrasar, avise os envolvidos, evite interromper quem está falando e procure se inteirar do assunto discutido, sem atrapalhar os demais.

etiqueta-em-evento-corporativo-pontualidade

Essas são algumas dicas para manter a etiqueta em eventos corporativos. É claro que tudo vai depender da ocasião, por isso, usar o bom-senso é essencial.

Fonte: Robert Half, MdeMulher, Empregos.com.br.

Imagens: Direction Up

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1