Etiqueta profissional em reuniões | Como agir no ambiente corporativo?

Etiqueta profissional em reuniões | Como agir no ambiente corporativo?

O ambiente corporativo possui algumas regras que vão desde o trabalho a ser executado até o comportamento dos colaboradores dentro da empresa. Muitas vezes isso é estabelecido como forma de harmonizar e estreitar as relações no trabalho.  Por isso, é essencial estar atento aos valores e políticas da empresa. A etiqueta profissional em reuniões também deve ganhar atenção especial. Afinal, é preciso ser coerente e pensar bem antes de agir. No entanto, algumas situações e imprevistos podem acontecer. Nesse momento você sabe como usar a etiqueta profissional ao seu favor?

Vai chegar atrasado?

Normalmente reuniões corporativas são feitas para decidir e resolver coisas importantes para empresa. Chegar atrasado implica em perder informações relevantes para o desenvolvimento do seu trabalho. O fato é que imprevistos acontecem, mas é preciso tomar cuidado. Sair com antecedência pode ajudar bastante. No caso de você chegar no meio da reunião, procure não chamar atenção. Entre silenciosamente no local para não desviar a atenção dos seus colegas. Caso perceba que o atraso será extenso, o correto é avisar seu superior, cliente,ou colega próximo. Caso você seja solicitado, alguém vai avisar sobre o imprevisto.

dicas-de-etiqueta-em-reunioes

Precisa se ausentar?

Chegar atrasado em reuniões é uma grande gafe. Pior que isso, só ausentar-se. Caso precise mesmo faltar, converse com quem vai presidir a reunião e explique a situação. Se vai ter que sair antes do término da reunião, sente-se num local próximo a saída e avise com antecedência.

Qual o lugar ideal para sentar?

Uma atitude essencial para manter a etiqueta em reuniões é esperar que a pessoa responsável convide-o a se sentar. Se isso não acontecer, evite sentar nas cadeiras próximas de quem vai conduzir a reunião, pois é provável que esses locais sejam destinados a outras pessoas.

etiqueta-profissional-em-reunioes

Dicas para manter a etiqueta profissional em reuniões

Para manter a etiqueta profissional em reuniões é necessário ter algumas atitudes. Veja algumas dicas:

  • Conheça e seja coerente com os valores e políticas empresariais;
  • Mantenha uma boa aparência;
  • Respeite o trabalho dos colegas;
  • Espero o momento correto para falar;
  • Aprenda a ouvir críticas;
  • Evite exposições demasiadas;
  • Seja cordial com todos à sua volta.

reunioes-profissionais

O mais importante é saber até onde você pode ir. Na maioria das vezes é preciso adequar o comportamento para entrar no clima organizacional. Se você é novato fique de olho na atitude dos colegas que estão a mais tempo na empresa.

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1