Como gerenciar redes sociais no evento corporativo?

Como gerenciar redes sociais no evento corporativo?

As ferramentas de interação online estão aí para provar que podemos tirar bom proveito delas antes, durante e após o evento acontecer. Mas, uma dúvida constante de muitos profissionais é: como utilizá-las de modo correto? Será que há um jeito certo? Bem, podemos afirmar que tudo varia de evento para evento, mas nós separamos algumas boas dicas que valem a pena por em prática na hora da produção. Sim, trouxemos muitas dicas para você fazer das redes sociais, suas aliadas na hora de fazer evento corporativo. Confira!

Top 5 dicas para gerenciar as redes sociais no evento corporativo

Gerenciar as redes sociais no evento corporativo parece ser algo simples, né? Mas ao analisar de perto, podemos perceber que estas ferramentas, além de serem um verdadeiro termômetro da audiência do evento, funcionam como um novo canal para interação e credibilidade da empresa também. Portanto, usá-las adequadamente é o mínimo que se pode fazer para seu evento ser um sucesso, inclusive no meio online:

Defina um responsável

Você, como organizador, sabe que não consegue fazer tudo sozinho (por mais que muitas vezes tente, não é?). É necessário delegar funções para que tudo no evento saia conforme planejado e com o gerenciamento das redes sociais não é diferente. Sendo assim, ter uma pessoa específica para atender as necessidades do meio online é muito importante.

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Mas atenção: esta pessoa precisa estudar o evento corporativo e saber se comportar mediante aos possíveis problemas que possam aparecer. Ela tem que estar preparada, sanar dúvidas e responder mensagens dos participantes envolvidos.

Que tal usar hashtags?

Usar hashtag é uma boa forma de medir a popularidade do evento. Também é um meio ótimo para facilitar o acompanhamento por quem não está presente no local. Portanto, pense nesta possibilidade. Crie, pense em boas palavras e divulgue a hashtag oficial no evento corporativo. Uma dica: nada de gerar uma confusão de hashtags, ok? No máximo duas são suficientes!

O Swarm

Assim como as hashtags auxiliam na divulgação e comunicação do evento, criar um local para a ocasião também tem o seu valor. Assim, os participantes podem fazer check-ins, tirar fotos, deixar dicas e criar uma repercussão do momento. Vale até pensar na possibilidade de dar brindes a quem fizer check-in até determinada hora, por exemplo. É muito bom quando o meio on-line e off-line geram este mix.

Fortaleça o debate e fique por dentro

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Rede social, como o próprio nome sugere, exige interação, portanto, faça com que o debate do evento corporativo se estenda até o meio online. Converse, mencione, retuíte, defina uma linguagem e responda da mesma maneira os comentários positivos e negativos.

Depois do evento, faça um balanço

É certo que depois que o evento corporativo acaba, um novo trabalho começa: o de analisar e fazer um balanço de tudo o que deu certo e o que poderia melhorar na organização. Esta autoavaliação é importante para que os próximos eventos sejam melhores que o último criado.

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Uma dica: faça com que os presentes – mesmo aqueles que acompanharam pela internet, se for o caso –, também preencham o questionário de avaliação pós-evento, afinal, a opinião deles também é importante e traz uma nova perspectiva para a organização.

Leia também: O que deve ser feito no pós-evento? Veja dicas!

Ah, não se esqueça de manter o contato com todos, compartilhar materiais que julgar importante e agradecer a presença. Isto demonstra cuidado com aqueles que participaram, interagiram e acreditaram no seu evento corporativo.

Ferramentas para gerenciar redes sociais no evento corporativo

Para facilitar o trabalho de gerenciar as redes sociais no evento corporativo, existem ferramentas bem eficientes. Elas agregam várias redes sociais em um único espaço e possibilitam otimizar o processo de postagens e análises.  Vale a pena o clique para conhecer mais:

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HootSuite: ferramenta popular, possui uma versão gratuita e nela você pode agregar as redes sociais mais conhecidas e ainda agendar postagens para outros momentos do evento. Também é possível conferir as métricas da rede na própria ferramenta.

Buffer: conta com a versão gratuita, mas também possui a versão paga. O Layout é mais limpo e permite que várias redes sejam gerenciadas em um mesmo painel. O agendamento de posts também é feito de forma simples.

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E você, empolgado (a) para gerenciar e fazer das redes sociais mais uma forma de interação entre os participantes do evento corporativo? Conte pra gente nos comentários.

Fonte: Blog Eventioz

                 

Equipe Buscaespaço  -

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