5 Dicas para fazer festa infantil sustentável

5 Dicas para fazer festa infantil sustentável

Meio ambiente: Assunto importantíssimo e muito presente na vida da nova geração, que desde cedo mostra-se muito antenada e preocupada em cuidar do planeta e fazer dele um lugar melhor. Cuidar do meio ambiente não significa levar uma vida sem graça e parar de fazer festa. Muito pelo contrário, significa festejar de um jeito responsável, dando todo o carinho à natureza e aos objetos que qualquer hora serão reaproveitados. Por isso, sustentabilidade é a mais nova tendência para comemorar aniversários de criança. A festa se torna divertida, descontraída e é ótima para a saúde dos pequenos. Vem ver 5 dicas para fazer festa infantil sustentável!

Festa infantil sustentável: mais saúde e diversão

Embora o principal objetivo da festa infantil sustentável seja cuidar do planeta, também pode ser um ótimo exemplo para prevenir o consumo e alimentos prejudiciais à saúde, diminuir a utilização de jogos eletrônicos e incentivar atividades que estimulam a coordenação motora. A melhor parte é que você economiza e pode aproveitar a criatividade.

Festa ao ar livre

Contar com ambiente ao ar livre é umas das melhores formas de conseguir uma festa infantil sustentável. Em um parque, chácara ou piscina, com céu aberto durante o dia evitamos o consumo elétrico e damos a oportunidade para a criançada rolar na grama, correr sem medo, ficar descalço, jogar bola e tantas outras brincadeiras que dispensam videogames e outros eletrônicos.

festa-infantil-sustentavel-ao-ar-livre

Copos e pratos reutilizáveis

Pratos e copos de vidro em festa infantil não parece ser a melhor ideia, não é mesmo? E nem sempre é possível disponibilizar louças para as festas, ainda mais ao ar livre. Por isso, a dica para festa infantil sustentável é contar com pratos e copos de plástico resistente, para lavar e continuar usando durante a festa e até depois. Outra ideia, que pode ser bem divertida, é deixar etiquetas e canetas marcadoras para colar em copos descartáveis, assim cada pessoa cuida do seu durante a festa evitando o desperdício e lixo.

festa-infantil-sustentavel-copo-e-prato

Sem balões

No fim da festa os balões perdem a função. Murcham, estouram e viram lixo acumulado. Para evitar que isso aconteça, dispense os balões em festa infantil sustentável. Para substituí-los, use discos de papelão ou cartolina, aproveite para decorar como quiser. Use também, novelos de lã, fios com missangas, e lanternas de papel que podem ser reutilizados, inclusive em casa, não apenas em festas.

festa-infantil-sustentavel-sem-baloes

Uma outra ideia é fazer um painel de papel kraft bem grande e pendurar canetinhas coloridas em barbantes até a altura das crianças, para elas desenharem e se divertirem durante a festa. Essa é uma atividade decorativa! O que não falta são objetos bacanas de papel, bem coloridos para decorar.

Quitutes saudáveis

Mamães antenadas vão amar as comidinhas para festa infantil sustentável, afinal, é muito importante que as crianças se alimentem de frutas, legumes e outros alimentos saudáveis. Substitua os salgadinhos fritos por pasteis assados e sanduíches naturais, refrigerantes por suco natural e chá. Para dar charme para a mesa use suqueiras! Outras dicas de quitutes são os espetinhos de frutas e legumes.

festa-infantil-sustentavel-quitutes

Mas não deixe faltar uns docinhos, né? Afinal, certas tradições não podem faltar! E cá entre nós, um brigadeirinho de vez em quando não faz mal. Não precisa exagerar, basta acomodá-los nas típicas forminhas de papel, que vão ficar lindos e super apetitosos.

Decoração de festa infantil sustentável

A última dica, mas talvez a mais importante, são alguns truques para a decór da festa.

  • Caixa de feira para guardar presente ou lembrancinhas
  • Caixa de papelão para criar cenários
  • Rolo de papel higiênico decorados para compor mesas
  • Caixa de leite/sucos podem ser a embalagem de lembrancinhas
  • Garrafinhas de vidro (leite de coco) ou lata de achocolatado para decorar a mesa dos convidados.
  • Tambores coloridos para lixo orgânico e reciclável
  • Lembrancinhas: podem ser mudinhas de plantas para as crianças cuidarem em casa ou algo que elas mesmas façam durante a festa, como: colares de miçanga, fuxicos, bonecos de papel e por ai vai!

festa-infantil-sustentavel-decoracao

Gostou das dicas? Então capricha na festa infantil sustentável! Pais, mães e criançada vão se divertir com muita coisa boa cuidando do meio ambiente.

buffet-turma-do-haroldo casa-tupiniquim fazenda-montanhas-do-japi fazenda-vassoural

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1