Sem verba para fazer evento? Faça financiamento coletivo!

Sem verba para fazer evento? Faça financiamento coletivo!

Se você já trabalha na área de eventos sabe que nem tudo é glamour e badalação. O produtor precisa planejar todos os passos, além de ter muito jogo de cintura para saber lidar com os imprevistos – e com possíveis remanejamentos de verbas. Apresentamos o crowdfunding, financiamento coletivo da web que pode ter bastante utilidade na captação de recursos para eventos. Se você não é produtor de eventos, mas quer fazer badalar uma data, também é legal usar o financiamento coletivo! Chegou a hora de fazer aquele chá de bebê ou festa de casamento inesquecível.

O que é financiamento coletivo? Como posso utilizá-lo para fazer meu evento?

A premissa é simples: você tem um projeto, divulga na plataforma e recebe doações de qualquer pessoa do mundo. O insight parece algo novo, mas, na verdade, a ideia de financiar projetos online é bem antiga.  Em 1997 – quando a internet nem era esse mundo de informações que conhecemos hoje – algumas bandas da Europa já conseguiam arrecadar dinheiro para financiar seus projetos de gravação de disco, shows e mais.

financiamento-coletivo-o-que-e

O mais legal é que qualquer projeto pode apostar no financiamento coletivo para dar certo – e, claro, até mesmo eventos diversos podem se beneficiar desta iniciativa.  E vamos combinar, ao tentar arrecadar fundos para o seu projeto você não tem nada a perder, visto que várias plataformas não cobram nada para a divulgação. O mais legal é que se o evento não arrecadar a verba que precisa, os contribuintes recebem o dinheiro de volta. Na hora de colocar o seu projeto no ar, não perca a chance de explicar tudo nos mínimos detalhes! Use vídeos, se precisar, e pense em todos os argumentos que provam que investir no evento vai valer a pena.

Sites de crowdfouding para usar e abusar

Vamos ver seu evento sair do papel? Separamos alguns sites bem legais de financiamento coletivo. Todos eles possuem diretrizes específicas para a divulgação, então, é bem importante ler todo o regulamento antes, ok?

KickStarter

Desde o lançamento, em 2009, esta plataforma de financiamento colaborativo já agregou mais de 70 mil projetos. Simples de usar, a KickStarter reúne depoimentos, cases de sucesso e ainda separa cada projeto ou evento por categorias específicas – facilitando a vida de quem quer doar também. Visite o site!

Catarse

Outra plataforma bastante conhecida para arrecadar dinheiro para projetos. Lançada em 2011 e com versão em português, o Catarse agrega milhares de iniciativas. Vale a pena conhecer a área de pesquisa da página que traz dados sobre o financiamento coletivo. Visite o site!

financiamento-coletivo-para-eventos

Queremos!

A  plataforma de crowdfouding  Queremos, funciona um pouco diferente das outras. Ela é mais segmentada e focada em eventos artísticos. O artista pode pedir apoio e os fãs do artista podem solicitar o show na cidade deles. Visite o site aqui! Aproveite esta chance e conheça as plataformas!

Caso já tenha usado os sites de financiamento coletivo alguma vez, deixe sua opinião nos comentários! Se o orçamento já está ok, mas ainda não definiu o espaço para evento, visite nosso site!

crowdfunding-financiamento-coletivo

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1