4 Regras essenciais para organizar congresso

4 Regras essenciais para organizar congresso

O congresso é um dos eventos mais sérios e formais. Costuma receber autoridades e convidados ilustres. Por isso, a organização exige regras e cuidados que devem ser tomados para garantir o sucesso do evento e a colocação perante o público e clientes. Para organizar congresso, deve-se seguir o protocolo cerimonial, que traz 4 regras essenciais para o desempenho. Confira!

Organizar congresso e a fórmula cerimonial

A fórmula para organizar congresso é o que garante o padrão do evento. As chances de agradar todos os envolvidos aumentam quando os códigos são seguidos. Isto, porque o evento se torna mais sólido, completo e reforça a seriedade e importância do mesmo, demonstrando cuidado ao público, convidados e patrocinadores.

Mesa de autoridades em congresso

Cada convidado precisa ter seu lugar reservado no congresso. Isso significa pensar na hierarquia de cada um e atribuir os assentos adequados de acordo com o protocolo.

  • Mesa ímpar: o anfitrião ou autoridade principal ocupa a cadeira do centro. As demais autoridades são organizadas alternando o lado direito e esquerdo.
  • Mesa par: o lugar de honra deve ficar à direita do centro, do ponto de vista da mesa para o público.

Dica: peça ao cliente a lista final de convidados, assim você pode reservar os devidos lugares às autoridades.

organizar-congresso-mesa-principal

Siga um roteiro

Organizar congresso inclui preparar um texto com todas as falas do cerimonial ao longo do evento. Devemos incluir os pronunciamentos da abertura até o encerramento. A norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada, bem como a forma correta de tratamento para cada um presente. Não esqueça de:

  • Agradecer a presença dos convidados e aos patrocinadores, citando o nome de cada um logo na abertura.
  • Anunciar nome e breve descrição da atuação de cada palestrante.

organizar-congresso-roteiro

Sobre o documento final

Todo congresso possui documento final com os esclarecimentos de todos os debates e a conclusão dos membros após vários dias de encontros e exposições. O presidente do evento deve assinar o documento para ser entregue a cada um dos participantes. Ele também pode ser disponibilizado na internet, facilitando a entrega aos interessados.

organizar-congresso-documentos

Hino Nacional e Bandeiras

Eventos de alto padrão ou oficiais, se destacam pelo hasteamento de bandeiras e pelo hino nacional. As bandeiras costumam ficar no palco ao lado da mesa principal. A nacional deve ser a primeira, seguida das bandeiras estrangeiras, estaduais ou municipais. Já o hino nacional, pode ser reproduzido por gravação, ao vivo, instrumental ou vocal. Deve ser ouvido de pé e terminar sem aplausos.

Seguir as regras do protocolo em congresso é garantir o sucesso do evento!

centro-de-convencoes-reboucas unique-sala-oahu-tavarua

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1