O que deve ser feito no pós-evento? Veja dicas!

O que deve ser feito no pós-evento? Veja dicas!

Seu evento ocorreu como o esperado: decoração impecável, local amplo e confortável, ótimos serviços contratados, convidados satisfeitos e o evento chega ao fim, certo? Errado. Depois de todo trabalho para organizar e fazer orçamento de cada detalhe da festa, uma boa prática é medir a repercussão do seu evento perante o público de interesse.

A realização do evento com certeza tem um propósito previamente definido e é relevante saber se os objetivos que você elencou ao promovê-lo, foram de fato alcançados. Uma prática fácil, de muito alcance e que poderá nortear próximas ações é a de realizar um breve questionário de avaliação pós-evento, que poderá ser entregue no início e retirado ao fim.

A importância do questionário pós-evento

O questionário de avaliação pós-evento serve, em suma, para traçar um panorama do evento como um todo. É ideal que o questionário seja entregue antes mesmo do evento chegar ao fim, pois é fundamental que os convidados o tenham em mãos, assim os detalhes não serão esquecidos por eles. Cada evento vai demandar um tipo de questionário e perguntas específicas, de acordo com o foco pré-estabelecido.

pós-evento

Em eventos corporativos destinados a funcionários, é pertinente saber no questionário pós-evento, por exemplo, da relevância das palestras ofertadas para o desenvolvimento do trabalho pessoal do colaborador. Já em eventos de entretenimento, é legal saber o quão original ele foi, ou mesmo entender se a duração do evento foi longa, suficiente ou curta.

Para agilizar as respostas do questionário pós-evento, você pode colocar perguntas mais objetivas, com algumas opções de respostas apenas para o convidado marcar. Porém, não deixe de incluir perguntas abertas e descritivas, nas quais o convidado pode escrever livremente sobre o que achou de determinada questão. Para garantir que os convidados respondam ao questionário, é preciso deixar claro que as informações prestadas são anônimas.

questionario-pos-evento

Modelo de questionário para evento

Nessa página você tem a opção de criar seu próprio questionário com as perguntas que forem pertinentes para o seu pós-evento. Outra boa opção são os formulários do Google.

 como-fazer-pos-evento

Outra maneira de medir a repercussão da festa no pós-evento é monitorar os comentários nas redes sociais. Nelas, com certeza os convidados ficarão mais à vontade para comentar e dar opiniões a respeito. No próprio Facebook, há a possibilidade de fazer uma enquete com o que você deseja saber.

Não há dúvidas de que para um evento ser completo é necessário investir no pós-evento, só assim você vai ter um feedback do público de interesse e vai saber como proceder nos próximos. E você? Já aplicou questionários pós-evento? Conte sua experiência nos comentários!

                 

Equipe Buscaespaço  -


1