Tipos de buffet para eventos

Tipos de buffet para eventos

Se você já organizou festas ou eventos, mesmo que seja apenas para a família e amigos íntimos, com certeza já passou pela etapa de decisão do buffet. Afinal, agradar os convidados com comidinhas saborosas é fundamental, não é mesmo? Entretanto, o cardápio não é a única coisa a se pensar, pois existem vários tipos de buffet para eventos que se adequam a cada ocasião. Quer saber mais sobre isso? Vem ver o post e conferir algumas opções de buffet e quando servir.

Como decidir o tipo de buffet para eventos?

Definir os comes e bebes e a forma de servir em eventos, pode ser mais fácil do que parece. A dica é começar respondendo às perguntas:

  • Qual o horário do evento?
  • Qual o estilo?
  • Qual a quantidade de convidados?
  • Quem são eles?
  • Como é o espaço do evento (tamanho, localização, estrutura)?

Dessa forma fica simples decidir entre os tipos de buffet para eventos, afinal, horário, estilo, local e convidados influenciam no cardápio e na forma de servir. Uma vez que as refeições ao longo do dia também variam.

Almoço e Jantar

Entre os tipos de buffet para eventos, o almoço ou jantar são os mais populares. Isso, porque eles atendem casamentos, bodas, aniversários, eventos corporativos e outros com a mesma intensidade ou longa duração.

tipos-de-buffet-para-eventos-almoco-jantar

O almoço costuma ser servido entre 11h e 14h, já o jantar, após as 19h. Os dois precisam de espaços com mesas confortáveis para serem servidos e dispõem quatro formas de apresentação:

  • Tradicional (Franco-americano): possui ilha de buffet para cada convidado se servir
  • Americano: buffet informal, também possui ilha para os convidados se servirem, mas dispensa o uso de mesa.
  • À Francesa: convidados são servidos pelos garçons, mas cada um monta o próprio prato
  • À Inglesa: garçons servem aso convidados pratos já montados

Coquetel

Normalmente, o coquetel é realizado no fim da tarde ou à noite e utiliza pratos quentes. É um dos tipos de buffet para eventos mais usuais, são completos e costumam ser mais informais que jantares. Finger foods e wraps são ótimas opções de cardápio, porque é possível comer com as mãos, sem precisar de mesas e cadeiras.

tipos-de-buffet-para-eventos-coquetel

Brunch

Esse tipo de buffet vem crescendo a cada dia é uma opção muito simpática, ideal para os finais de semana, entre café da manhã e almoço, normalmente após as 10h. Combina muito com eventos ao ar livre, varandas, jardins, etc. O cardápio também é diferenciado, possui elementos de café da manhã, mas é reforçado com poucos pratos quentes, como massas, tortas, risotos ou até peixe, além, é claro, das  sobremesas.

tipos-de-buffet-para-eventos-brunch

Coffee Break

Muito utilizado para reuniões e eventos corporativos/empresariais. O coffee break pode ser realizado em qualquer horário, antes, após ou nos intervalos do evento. Em eventos corporativos, ele é importantíssimo para expandir o networking, pois as pessoas podem conversar com calma enquanto apreciam comidas e bebidas como pães e bolos, sucos e cafés.

tipos-de-buffet-para-eventos-coffee-break

Bolo com Champagne

Opção de buffet muito indicada para casamentos e comemorações elegantes que acontecem pela manhã ou à tarde. Recebe esse nome por conta do cardápio principal: bolo e champagne. Mas antes de servi-los, como este é um buffet essencialmente doce, você pode oferecer alguns salgadinhos mais sofisticados como os canapês.

tipos-de-buffet-para-eventos-bolo-com-champagne

Complicado? Não, né? Aproveite as ideias e os tipos de buffet para eventos para acertar no cardápio e forma de servir de acordo com a ocasião. Sucesso!

Quer algumas dicas de espaços que cuidam do buffet para você?

Imagens: superpani, Pinterest.

fiorelo-buffet manioca

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1