Conheça os principais tipos de eventos corporativos

Conheça os principais tipos de eventos corporativos

Eventos corporativos fazem parte do ritmo das melhores empresas. Além de comemorativos, eles podem ser elaborados para atingir alguns objetivos específicos e são um excelente canal de comunicação com colaboradores, comunidades, fornecedores, investidores e clientes. Os eventos corporativos podem ser produzidos por motivos comerciais, técnicos, científicos e até mesmo sociais ou culturais.

Existem diversas formas de se relacionar com o público de interesse por isso, é importante entender os principais tipos de eventos corporativos antes de produzir um. Cada tipo de evento tem características pré-estabelecida, que deve levar em consideração a identidade corporativa.

Detalhes e características dos tipos de eventos corporativos

As empresas que se envolvem em eventos corporativos, podem aumentar a credibilidade no mercado, promover os valores e engajar os colaboradores gerando e acumulando conhecimento. Conheça alguns tipos de eventos corporativos mais comuns e as vantagens de cada um.

tipos-de-eventos-simpósio

Seminário

Seminário é um evento técnico com tema definido. O número de participantes é limitado e todos devem ter algum conhecimento prévio sobre o assunto. A proposta desse evento corporativo é trocar informações e know-how através de uma lógica simples: apresentação do assunto, discussão sobre ele e conclusão. O seminário precisa ter coordenador, para quem as sugestões de temas são enviadas e ao final do evento, ele faz a conclusão dos assuntos relacionando as principais ideias.

tipos-de-eventos-seminário

Simpósio

O simpósio é feito por renomados especialistas no tema tratado, por isso é considerado evento científico. Os participantes geralmente possuem o mesmo nível dos profissionais responsáveis, assim, é feita uma discussão para levantar diferentes visões sobre o mesmo tema. Pode ser realizado em um ou vários dias com a participação de mediador, que apresenta os profissionais expositores, define o tempo de apresentação e recebe as perguntas que serão respondidas ao final da exposição.

Conferência

É composta por uma mesa com convidados especiais e presidente. A conferência é um evento para profissionais com alta qualificação e vasto conhecimento sobre o tema, que deve ser de interesse geral dos participantes. É direcionada para grande público em um ambiente confortável e elegante. Perguntas não são permitidas, somente se forem dirigidas por um formulário à mesa, evitando que o conferencista seja interrompido.

tipos-de-eventos-palestra

Palestra

A palestra é parecida com a conferência, exceto pelo clima bem mais descontraído ou informal. A palestra tem tempo e assunto pré-definido, participam pessoas com algum conhecimento e interesse pelo tema. Pode ser ministrada por um ou mais palestrantes que interagem com o público e as perguntas são liberadas.

Debate

Debate é a discussão do mesmo tema com posições completamente opostas, onde os participantes defendem seu ponto de vista. As ideias dos participantes desse tipo de evento corporativo são geralmente conhecidas, o que proporciona melhor aproveitamento do debate com grandes especulações e perguntas diretas. O evento é técnico e possui um moderador, que apresenta os participantes as perguntas, e estimula os envolvidos.

tipos-de-eventos-mesa-redonda

Mesa-redonda

Pode ser desenvolvida por diferentes equipes e tem pouca duração, com número de participantes entre quatro e oito pessoas. É um tipo de evento corporativo para participantes de alto nível técnico. A mesa-redonda pode estar inserida dentro do contexto de um evento maior.

Confraternização

A confraternização possui um caráter comemorativo, que pode estreitar o relacionamento entre as empresas e colaboradores. É um momento de descontração e lazer direcionado a todos que fazem parte dos resultados obtidos pela empresa. A tendência de confraternização corporativa é inovar sempre, como já falamos aqui no blog.

Workshop

O workshop tem o objetivo de fornecer treinamentos para as equipes. A principal característica é o aprofundamento de um determinado tema, que pode ser abordado de maneira teórica, mas que contribua para o desempenho prático dos participantes.

tipos-de-eventos-workshop

Os eventos corporativos são ferramentas essenciais para estreitar o relacionamento com os públicos de interesse. Agora que você já sabe as principais características de cada um, fica mais fácil saber o qual organizar, não é mesmo? Se você ainda tem dúvidas do espaço para eventos ideal, espie nosso site!

espaco-para-evento-corporativo

                 

Equipe Buscaespaço  -

Deixe um comentário


1