Vai chover na festa… ao ar livre. E agora?

Vai chover na festa… ao ar livre. E agora?

“Vou casar e quero minha cerimônia ao ar livre. Mas, e se chover? Será que vai estragar a festa? E os convidados? E as fotos? Melhor casar  em um lugar fechado?”. Se neste momento esse for seu pensamento, para! Porque nós do Buscaespaço fomos atrás de dicas que farão com que sua festa de casamento seja INCRÍVEL, embaixo de chuva ou sol.

Quando a noiva começa a pensar nos preparativos para o grande dia, antes de decidir fotos, vestido e buffet, logo pensa em duas coisas, primeiro: se a cerimônia será realizada durante o dia ou à noite; e segundo: o local.

O segundo ponto, é com certeza a maior dúvida dos casais que sonham em casar no campo ou na praia, mas temem o mau tempo. Afinal, não existe coisa pior para uma noiva do que organizar a cerimônia de casamento ao ar livre e no grande dia cair aquele temporal. E se isso acontecer será que a decoração, festa, vestido tudo vai por água abaixo?

Segundo Josias Cordeiro Junior, sócio da empresa de eventos Fazenda Lageado, o casamento ao ar livre tem uma beleza singular se comparado a cerimônias realizadas em espaços convencionais. Isso porque o casal que decide casar no campo ou na praia tem a liberdade de contar com a beleza natural do local. Mas, para que tudo saia conforme o planejado é preciso se atentar a alguns detalhes que ao final deixam a cerimônia ainda mais bonita e original.

Cerimônia

Mesmo que a previsão do tempo não indique chuva, é importante que o casal tenha em mente um plano B. Segundo Anna Noronha, assessora e cerimonialista, na hora da escolha do local o casal deve analisar se há espaço coberto para a realização da cerimônia e se comporta com segurança e conforto todos os convidados. “Questione se o piso do local é grama, areia ou terra, e se é de fácil acesso tanto para os noivos e convidados, quanto para a equipe de organização do cerimonial”, destaca.

Mas, essa não é a única alternativa, para fugir da chuva os casais podem aproveitar o clima romântico e soltar a imaginação. Segundo Cordeiro, casamentos ao ar livre quando feitos embaixo de chuva ou garoa exalam romantismo. “Na hora da cerimônia a dica é distribuir guarda-chuvas coloridos para duplas”. Essa pratica pode despertar futuros casamentos, já pensou?

Já os noivos podem se proteger com guarda-chuva (o que lembra aquelas cenas épicas de filme, em que o casal se beija na chuva), ou com tendas. Caso, o casal opte pela segunda opção, a dica é aluga-la poucas semanas antes do casamento.

allan-kaiser-ok

Festa

Finalmente casados, agora é hora de comemorar! Segundo Anna, o ideal é que a festa seja feita na cobertura. “Essa opção, além de dar mais segurança aos convidados caso chova ou esfrie, minimiza o risco de estragar a decoração e os alimentos”, afirma.

Assim como a cerimonialista, Cordeiro garante que fazer a festa num espaço fechado não diminui a beleza de se casar ao ar livre. “Existem fazendas e sítios que possuem salões para festas que passam a impressão de estar num local aberto, a decoração com galhos e flores irão garantir a beleza do local”, ressalta Cordeiro.

festa---fazenda-legeado---OK

Espaço

Na hora da escolha do espaço, mesmo que não seja em período chuvoso, é importante que o casal conheça o histórico do local. “Questione se já houve casamentos com chuva e  como eles lidaram com a situação. Se o local for fora da sua cidade, pergunte quais meses costumam chover mais  e como é a intensidade e durabilidade da chuva”, ressalta Cordeiro.

Outro ponto importante é questionar quanto à disponibilidade de mudança na decoração. “Já aconteceu dos noivos insistirem em fazer a cerimônia ao ar livre, mesmo com previsão de chuva, e poucas horas antes começar a chover. Tivemos que desmontar tudo e mudar de lugar”, afirma Anna.

117-fotografia-casamento-curitiba-estudio-dos-decoração-cerimônia-klaine-dia

Clima

Pensar na estação em que será realizado o enlace é pensar também em lembrancinhas para os convidados e na roupa do casal. Noiva, você quer um vestido mais simples ou sonha com o tradicional? Noivo, você quer usar uma roupa mais leve ou prefere o terno e gravata? Decidido isso, vamos pensar em qual época do ano casar.

Junho a agosto: pouca chuva e temperatura amena. Quer casar nesse mês? Então, anota a dica: nestes períodos mais frios, fica lindo e charmoso dar como lembrancinha pashmina, as mulheres irão se proteger do frio sem comprometer a beleza do vestido.

Novembro a março: é o período mais quente do ano. Então, para os homens que querem fugir do tradicional terno e gravata essa é a época ideal. Dica: como lembrancinha, no decorrer da festa as mulheres podem ganhar leques e os homens chapéus.

Março, abril e setembro: são os meses que mais chovem, portanto, capriche nos guarda-chuvas e siga todas as nossas dicas!

clma

                 Check list:

  •          Analise se o local tem espaço coberto;
  •         Certifique-se da compra ou aluguel de guarda-chuvas;
  •         Deixe uma tenda orçada, caso necessário;
  •         Confira a disponibilidade da organização do cerimonial mudar o local da decoração;
  •         Na semana do casamento certifique se há previsão de chuva;
  •         Verifique com a organização do espaço se a chuva não compromete a circulação dos convidados.

 

Seguiu todos os itens? Agora é só escolher o local, por que nem a chuva pode estragar seu casamento no campo.

 

Fotos: Fazenda Lageado, Papos da Ani. Allan Kaiser e Estudios Dos.

                 

  -

Deixe um comentário


1